Bard. Foto: Getty Images.

Foi disponibilizado no Brasil, na última quinta-feira (13), o Bard, nova ferramenta de inteligência artificial (IA) do Google. A tecnologia, que foi lançada há três meses nos Estados Unidos e Reino Unido, surgiu para rivalizar diretamente com o ChatGPT. O serviço gratuito agora está disponível em português e em outros 40 idiomas.

Segundo a empresa, um grupo de revisores brasileiros trabalhou para adaptar a IA ao português do Brasil. “Esse processo é interativo. A gente contou com parcerias internas e externas para expor o modelo a uma comunidade mais diversa possível de pessoas”, conta Bruno Possas, vice-presidente global de engenharia do Google.

Criado pela OpenAI com financiamento da Microsoft, o robô responde a perguntas e cria conteúdo a partir de textos e imagens. A ferramenta é capaz de executar tarefas que vão de escrever um simples texto até complexos códigos de programação. 

Ainda junto com o anúncio o Google apresentou uma série de novidades  para o funcionamento da tecnologia. As atualizações incluem a possibilidade de ajustar o tom de respostas do Bard, e quatro novos recursos, entre eles um que possibilita o uso de imagens dentro do chatbot.

Bard. Foto: Unsplash.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.