Nesta sexta-feira (03), o Governo do Estado da Bahia decretou a desapropriação de 88.240,03m² na região da antiga fábrica São Braz, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a área entre as Ruas Almeida Brandão, Úrsula Catharino, Leandro Gomes e na 2ª Travessa Sá Oliveira será destinada à à implantação do traçado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da capital baiana e Região Metropolitana (RMS).
A intenção é transformar o prédio da antiga fábrica no “Parque das Ruínas”, um equipamento voltado para atividades culturais do Subúrbio, que também poderia receber eventos culturais. A construção do espaço integra a proposta de urbanização presente no projeto da implantação do Lote 1 do VLT. O Terminal Marítimo de Plataforma, ao lado da estrutura da antiga fábrica também deve sofrer mudanças, com foco na requalificação para receber um maior número de embarcações e saídas de todos os pontos da Baía de Todos os Santos.
“A ideia é aproveitar a antiga estrutura da Fábrica São Braz e revitalizar a região, fazendo um complexo de atividades comerciais de Salvador, aproveitando a vocação da região para consolidar e desenvolver o Parque das Ruínas. O terminal poderá ser ampliado e revitalizado para receber outras embarcações, que poderão incrementar ainda mais essa região”, informa o memorial descritivo do Edital.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify