As eleições para o governo da Bahia serão decididas em segundo turno entre ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT) no último domingo, dia 30, deste mês. Com 100% das urnas apuradas, o candidato do Partido dos Trabalhadores teve larga vantagem no primeiro turno com 49,45% dos votos válidos, enquanto Neto teve 40,80% dos votos válidos. O candidato do União Brasil tentará conquistar todos os eleitores de João Roma (PL), que teve 9,08% dos votos válidos, em 27 dias corridos de campanha para ficar à frente de Jerônimo e conquistar o Palácio de Ondina.
O ex-secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, candidato do atual governador Rui Costa, tem 57 anos e participa da sua primeira eleição como candidato. O professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) teve um crescimento expressivo de intenções de voto na última semana antes do primeiro turno, vencendo em mais de 300 municípios do estado. O PT governa a Bahia desde 2007 e Jerônimo foi escolhido como candidato após a desistência de Jaques Wagner no começo deste ano. Seu vice é Geraldo Júnior (MDB), ex-presidente da Câmara Municipal de Salvador.
ACM Neto foi prefeito de Salvador por oito anos, entre 2013 e 2020, e já foi deputado federal pelo PFL, sendo o candidato mais votado da Bahia. Neto do ex-governador e senador Antônio Carlos Magalhães, o candidato do União Brasil apontava nas pesquisas para uma possível vitória em primeiro turno, mas reduziu sua margem de intenção de voto ao longo da campanha. Nas pesquisas do Datafolha, Neto teve 54% de votos, depois 49% e finalizou com 46% no último levantamento. A vice do ex-prefeito é a empreendedora Ana Coelho (Republicanos).
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.