Em entrevista coletiva realizada na última quarta-feira (29), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou um pacote de ações para atender as pessoas desabrigadas pelas chuvas acometidas ao Rio Grande do Sul. Entre as medidas, estará a disponibilização de quase duas mil casas para as famílias gaúchas.
De acordo com o titular da pasta, uma destas ações será a compra assistida, onde moradores poderão indicar alguns domicílios nos próximos dias. Após avaliação técnica da Caixa Econômica Federal, a compra será efetuada e destinada para os desabrigados. Rui Costa não revelou o prazo de conclusão destas entregas.
Casas e apartamentos novos, ou em construção, nas cidades atingidas também serão adquiridos pelo Governo Federal. Os valores serão delimitados em duas faixas de renda familiar, estabelecidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida. O ministro também indicou a abertura de uma portaria para a venda de imóveis particulares, oriunda diretamente de seus proprietários.
“O cidadão comum que tem sua casa de aluguel que resolveu vender ou alguém que está vendendo a casa ou um apartamento vai entrar no site da Caixa e vai ofertá-lo. Nós teremos um teto máximo de valor que a portaria vai definir e a Caixa fará a avaliação de cada imóvel. Feita essa avaliação, o governo paga esse imóvel e a família se muda imediatamente para essa residência”, explicou Rui Costa.
Outras medidas para ofertar imóveis para famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul estão sendo estudadas e o Ministério das Cidades irá financiar construções de moradias realizadas pelas prefeituras do estado. O objetivo também visa uma participação técnica de moradores das regiões, incentivando a geração de empregos nestes municípios.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify