
São 51% dos brasileiros que desaprovam o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo dados da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20). Em comparação aos resultados registrados em julho, a taxa caiu em dois pontos percentuais. Se comparado com o mês de maio deste ano, momento de maior desaprovação (57%), o índice caiu 6%. Já a aprovação do petista ficou em 46%, em alta de três pontos percentuais quando comparado ao mês anterior.
Na Bahia, a pesquisa aponta que 60% dos baianos aprovam o governo Lula, enquanto 39% desaprovam — a margem de erro é de três pontos percentuais. A avaliação positiva também reflete no Nordeste, onde 60% também aprova a gestão, contra 37% que não. Entre as faixas etárias, apenas os respondentes de ’60 anos ou mais’ aprovam o governo, com 55%. Os públicos de ’16 a 34′ e ’35 a 59 anos’ desaprovam em 54% e 52%, respectivamente.
A pesquisa também aponta que 57% dos brasileiros avaliam que o país está indo na direção errada, sob o comando do petista. Considerando desde o início do seu terceiro mandato, 39% dos respondentes acham que o governo está negativo, enquanto 27% julgam regular e 31% positivo. Em comparação ao mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, 43% entendem que o governo Lula está melhor e 38% afirmam que está pior.
Em relação à economia, nos últimos 46% dos brasileiros dizem que o índice apresentou piora nos últimos 12 meses, e 30% afirma que ficou igual. Ao mesmo tempo, 55% afirmam que está mais difícil de conseguir um emprego, quando comparado há um ano atrás.
A margem de erro da Genial/Quaest é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Foram entrevistadas 2.004 pessoas pela Quaest, pessoalmente, entre 13 e 17 de agosto.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify