
A Guarda Civil Municipal (GCM) registrou o menor quantitativo das últimas cinco edições do Carnaval de Salvador. Em 2025, o balanço constou 12 ocorrências nos seis dias de folia, representando uma redução de 53,8% em relação a 2024. Foram contabilizados 663 atendimentos ao cidadão e a outros órgãos e secretarias, além de 986 patrulhamentos e 455 abordagens. Além disso, cerca de 120 documentos foram encontrados pelos agentes, uma diminuição de 27% em relação ao ano passado, e os agentes da GCM acompanharam os fiscais do Ministério Público do Trabalho (MPT) em abordagens de fiscalização de trabalho infantil. O grupamento também trabalhou em conjunto com o Observatório de Violência Racial, LGBTQIAPN+ e Violência contra Mulheres.
Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, os números refletem o compromisso da GCM em garantir um Carnaval seguro. “Fico feliz com o resultado. Quando o número de atendimentos cai é porque fizemos um bom trabalho de base, então a operação flui sem maiores intercorrências. Isso é fruto de planejamento estratégico dos gestores e empenho da tropa”, avalia.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify