Gurilândia. Foto: Tarso Figueira.

Presente na capital baiana com diversas unidades, a Gurilândia Schools possui o processo de alfabetização bilíngue como um de seus principais destaques. A modalidade tem um forte reconhecimento entre neurocientistas e os profissionais da rede em Salvador explicam a importância da aplicação do método para crianças.

Objeto estudado por diversos profissionais das áreas de ciência e educação, a alfabetização bilíngue apresenta diversos benefícios, de acordo com neurocientistas. Dentre elas estão o desenvolvimento da consciência fonológica e plasticidade cerebral, potencializando a mente dos pequenos para formar um maior senso de atenção e solucionar problemas mais rapidamente.

Denise Rocha, diretora da Gurilândia Federação, traz mais detalhes sobre a relevância deste modelo: “Ao aprender dois idiomas, paralelamente, as crianças ativam áreas específicas do cérebro, o que facilita a aquisição de novos conhecimentos e melhora habilidades cognitivas gerais, como multitarefa e adaptação a novos contextos. Isso resulta em um desenvolvimento cognitivo mais equilibrado e em uma maior capacidade de aprendizagem ao longo da vida”.

A rede de ensino utiliza o método de alfabetização simultânea, inserindo o português e o inglês ao mesmo tempo, desde a educação infantil. Prezando pelo equilíbrio entre os dois idiomas, o processo possibilita a formação da leitura e da escrita bilíngue, devido a facilidade de memorização da formação de palavras, além da apresentação cultural diversa que o modelo utiliza.

“Todos os nossos alunos aprendem dois idiomas desde o grupo 1 da educação infantil até o último ano do ensino médio. O currículo é estruturado de forma complementar e não repetitiva, a partir de uma temática comum. E para sua organização, usamos a abordagem pedagógica do International Baccalaureate (IB), representado pelo Programa de Anos Primários (PYP), em que os temas transdisciplinares são trabalhados em uma proposta investigativa e colaborativa, tanto em inglês quanto em português”, salienta Bianca Begrow, diretora da unidade Pituba.

Com mais de 60 anos de atuação na Bahia e uma das pioneiras da metodologia no estado, a Gurilândia Schools também preza pela ambientação bilíngue dentro e fora da esfera escolar. Para isso, o apoio dos pais ganha relevância e pode ser realizado através do monitoramento do progresso das crianças e promovendo ambientes estimulantes, como o fomento à leitura, acesso a músicas e filmes, além da conversação em português e inglês.

Escola Gurilândia. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify