Henrique Carballal recebe Comenda 2 de Julho. Foto: Jefferson Peixoto

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu, nesta quinta-feira (30), a cerimônia de entrega da Comenda 2 de Julho para o professor, jornalista e presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM), Henrique Carballal. A honraria é a maior concedida pela casa, que premia aqueles que contribuem para o desenvolvimento político-administrativo estadual e nacional e pela luta em defesa da liberdade do povo da Bahia. A solenidade foi conduzida pela presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, e reuniu autoridades, parlamentares, familiares e amigos.

O deputado Roberto Carlos (PV), autor da proposição, destacou a relevância do homenageado para o Estado. “Carballal é um cidadão que serve de inspiração para a classe política e por sua dedicação à causa e ideias ligadas à educação, resultado de um trabalho que compreende a política democrática de direito e a educação como ferramenta de desenvolvimento de um povo”, afirmou.

À frente da CBPM desde 2023, Henrique Carballal tem conduzido um processo de modernização e reposicionamento da estatal, atuando no fomento à mineração sustentável e inclusiva e fortalecendo a presença da Bahia no cenário nacional e internacional do setor.

“Essa homenagem tem um significado muito especial. Recebo esse reconhecimento como resultado do trabalho que estamos realizando na CBPM, que tem contribuído para o fortalecimento do setor mineral e para transformações sociais no Estado. É um compromisso renovado com o povo baiano e com os deputados que representam esse mesmo povo”, disse o homenageado.

Professor de História por formação, Carballal lecionou em diversos colégios e cursinhos pré-vestibulares de Salvador, conquistando reconhecimento pelo jeito lúdico e divertido de ensinar. Em 2008, ingressou na vida política ao ser eleito vereador da capital baiana, tornando-se o mais votado da história do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade. Exerceu quatro mandatos consecutivos, período em que se notabilizou pela defesa da educação, dos direitos sociais e da gestão pública participativa.

Ao lado dele, também foi agraciado o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, ex-ministro da Defesa, que recebeu o Título de Cidadão Baiano.

Henrique Carballal. Foto: Olga Leiria/Ag. A Tarde

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify