
Entre as muitas marcas que fazem do Grupo A TARDE uma instituição centenária, uma delas se destaca pela força da tradição e da memória: a presença de famílias que, geração após geração, compartilham o mesmo amor pelo jornalismo. São histórias que atravessam décadas, unindo pais, filhos e netos em torno da notícia, da ética e do compromisso com a verdade – valores que sempre nortearam o grupo fundado por Ernesto Simões Filho, em 15 de outubro de 1912.
E são matérias como as do jornalista Jair Mendonça Jr., repórter especial do Portal A TARDE, que continuam ecoando esse legado em todo o país. Filho do jornalista Jair Mendonça, 76 anos, que trabalhou em A TARDE de 1982 a 2004, Jair Jr. carrega com orgulho a responsabilidade de dar continuidade à história que começou com o pai.
“Todos que o conheceram ou trabalharam com ele tecem elogios ao seu profissionalismo e carisma. Para mim, o Grupo A TARDE representa o alicerce da construção do legado da família Mendonça no jornalismo baiano. Ter a honra de poder dar continuidade à profissão que meu pai escolheu, e que fazia com maestria, é o que me faz acordar todos os dias com a mesma empolgação”, afirma Jair Mendonça Jr.
O vínculo com a redação começou cedo. Aos 13 anos, ele já decupava entrevistas gravadas pelo pai e mergulhava, ainda adolescente, no universo das pautas e reportagens. Jair também guarda na memória histórias familiares que se confundem com momentos marcantes do jornalismo baiano. “Minha mãe sempre me contava sobre o dia do meu aniversário de 1 ano, quando meu pai precisou sair para cobrir uma grande ocupação na Avenida Paralela. Cerca de mil famílias, quase todas do interior do estado, tomaram um terreno público. Era o início do Bairro da Paz. Quando passo por aquele local, passa um filme na minha cabeça”, relembra o repórter.
Assim como Jair, outro jovem profissional também encontrou no Grupo A TARDE uma forma de honrar o legado familiar. João Gabriel Grassi Sacramento Guimarães, neto do jornalista Giovanni Guimarães – que integrou a redação de A TARDE entre as décadas de 1940 e 1950, foi o primeiro da nova geração da família a seguir os passos do avô. João ingressou no grupo em 2024, inicialmente no jornal Massa!, e hoje atua como repórter no Portal A TARDE. “O A TARDE está sendo fundamental para meu crescimento na carreira. É especial poder manter o legado do meu avô e continuar a escrever parte dessa história”, afirma.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify