Na última sexta-feira (1º), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) voltou a registrar um transplante cardíaco, após cinco meses. Na ocasião, um paciente de 60 anos aguardava na fila para a operação por mais de um mês. Com isso, fruto de uma doação de múltiplos órgãos, ele recebeu um novo coração.
O procedimento aconteceu no Hospital Ana Nery, em Salvador, com o transporte em conjunto com a Casa Militar, que disponibilizou uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Através de uma família que se dispôs a doar, conseguimos salvar uma vida. Estamos muito felizes com mais um transplante cardíaco e com a possibilidade de continuar assegurando a realização do procedimento no próprio estado”, afirmou Roberta Santana, secretária de Saúde do estado.
Para Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, a retomada do procedimento é um grande marco, de grande importância. “Sem o transplante, muitos desses pacientes enfrentariam uma expectativa de vida muito curta, por isso a realização desse procedimento na Bahia é um marco que deve ser comemorado”, comemora.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify