O Hospital Aliança Rede D’Or, localizado em Salvador, se tornou o primeiro do Norte e Nordeste a utilizar de filtro protetor dos pulmões em pacientes com quadros de insuficiências respiratórias. De acordo com o nefrologista Rogério Passos, o método pode ser usado em pacientes que estão com insuficiência respiratória hipercapnica e/ou com síndrome da angústia respiratória grave.
De acordo com o médico, casos graves de insuficiência podem resultar em coma, parada cardíaca ou respiratória. “O filtro protetor auxilia em uma melhor proteção e recuperação dos pulmões, permitindo a remoção de CO² e aumentando a possibilidade de evitar a intubação em pacientes ainda não ventilados ou reduzir a intensidade da ventilação mecânica utilizada, resultando em um ajuste não lesivo para o órgão”, detalha o especialista.
O novo filtro protetor dos pulmões (MultiECCO2r) é usado na máquina de terapia renal substitutiva contínua, que faz a filtragem do sangue do paciente em hemodiálise. Além do Hospital Aliança, outras unidades pertencentes ao Grupo Rede D’Or, São Rafael, Cardio Pulmonar e Aeroporto, também podem executar essa tecnologia que visa trazer ao paciente alternativas que auxiliem num melhor tratamento.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify