Terapia celular. Foto: Reprodução.
Terapia celular. Foto: Reprodução.

O Hospital São Rafael, localizado em Salvador, é o primeiro no Brasil a receber a acreditação internacional JACIE, órgão europeu formado por uma junta de renomados especialistas. A entidade atesta a qualidade e segurança dos serviços e processos no manejo de células e é a única de acreditação no campo do transplante de células-tronco hematopoiéticas (HSCT) e terapia celular da Europa.

O selo de qualidade conquistado pelo Hospital São Rafael contempla as áreas aférese, bioprocessamento celular e criopreservação do hospital. Segundo o coordenador do programa de transplante de medula óssea e terapia celular da instituição, Marco Aurélio Salvino, a acreditação funciona semelhante a uma auditoria, que monitora a atenção com a manipulação da célula e o cuidado clínico do paciente.

“A terapia toda depende do manejo das células, que precisam ser tratadas com perfeição, pois qualquer dano inviabiliza um transplante ou tratamento. Por isso a importância deste selo, pois nos coloca no rol seleto dos melhores centros do mundo”, ressalta.

Atualmente, o Hospital São Rafael realiza, em média, 100 transplantes por ano e foi o primeiro no Nordeste a integrar a Rede Nacional de Terapia Celular, responsável pela realização de pesquisas e trabalhos experimentais, como a de células-tronco para o tratamento de lesão medular, e tem participado de relevantes e avançados estudos.

Hospital São Rafael. Foto: Divulgação.
Hospital São Rafael. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.