Hospital Santo Amaro, em Salvador. Foto: Reprodução.

O Hospital Santo Amaro, unidade mantenedora da obra assistencial da Fundação José Silveira, mantém o serviço de tratamento Pós Covid-19, voltado para a recuperação física, funcional e psicológica de pessoas que tiveram a doença. “As pessoas infectadas pelo Coronavírus, mesmo nas formas leves, moderadas ou graves, podem persistir com sintomas ou consequências desse acometimento, podendo perdurar de semanas a meses, como a literatura vem mostrando. Dentre os sintomas estão fadiga, baixa tolerância a atividade física, falta de ar, alterações do sono, entre outros”, diz o médico intensivista e pneumologista, Dr. Licurgo Pamplona

O Programa, desenvolvido de forma integrada com o Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), unidade da FJS conveniada com a AACD e modelo em realibilitação psicomotora, tem como diferencial o rastreio multidisciplinar dos pacientes. O serviço inclui diversas especialidades, como fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e, ainda, exames laboratoriais e de imagem. Outras especialidades podem ser incorporadas ao tratamento, conforme avaliação do médico pneumologista.    

O acompanhamento médico após a contaminação é fundamental para mapear os danos à saúde que ainda são desconhecidos, assim como evitar o desenvolvimento de novas doenças e, até mesmo, a reinfecção. Diante da necessidade desta linha de cuidado para a sociedade, alguns planos de saúde já estão credenciados ao Programa, a exemplo do Bradesco Saúde.