
O Hospital Veterinário de Salvador, localizado em Canabrava, em Salvador, completou um ano de atividades na última terça-feira (25). O equipamento já atendeu mais de 50 mil cães e gatos – só na clínica médica, foram mais de 16 mil atendidos e realizadas mais de sete mil cirurgias das mais diversas especialidades veterinárias. Durante esse período, foram mais de 50 mil consultas, 100 mil exames laboratoriais e 13 mil internações, segundo o titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler.
“Sempre tem muita gente vindo aqui. Nós temos uma média de 150 atendimentos por dia, de segunda a sexta, além de emergência aos sábados, com cerca de 60 atendimentos. Então, é muito acima do que esperávamos, por isso nós vimos como era necessário. Provavelmente, muitos não teriam oportunidade de ser atendidos em situações sérias, como um caso de miíase, um animal atropelado ou com trauma craniano. Hoje, conseguimos atender esses animais, dar o pronto atendimento e, se necessário, internar”, conta Fabiana Augusto Pereira, coordenadora do Hospital.
O prédio possui dois andares e ocupa uma área de 1,4 mil m². A unidade conta com mais de 40 leitos para acolher pets de tutores independentes ou de ONGs. O hospital conta com atendimento de médico veterinário clínico e serviço de hospital dia, o que permite, por exemplo, internamentos para tratar casos graves, inclusive com ala de isolamento para infecciosos. A emergência funciona de forma ininterrupta com equipes de saúde e cirurgiões de prontidão.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify