Taku-rá. Foto: Divulgação.

Entre os dias 30 de junho e 17 de julho, o Hotel Solar do Imperador, de Porto Seguro (BA), será um dos participantes do 1º Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro. O evento foi criado com a proposta de celebrar e homenagear as contribuições da culinária Indígena na tradição local, promovendo uma união entre o ancestral e o contemporâneo. Aproximadamente 50 estabelecimentos localizados em Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva confirmaram a participação e trabalham na elaboração de menu especial. 

Os pratos do Solar do Imperador são assinados pelo chefe Everaldo Cerqueira e ficarão disponíveis nos dois restaurantes do hotel – Adega dos Lordes e Restaurante Panorâmico. “Toda a nossa base foi pensada em utilizar produtos locais, de qualidade e que fizessem uma mixagem de sabores, transformando o nosso menu em uma verdadeira experiência gastronômica indígena-brasileira”, afirmou Charbel Tauil, CEO do estabelecimento.

Para a entrada, o chefe irá preparar o Awery. Nome originário da Jaqueira, cujo idioma é Indígena Pataxó, significa obrigado. É preparado com camarão empanado em crosta de coco, crispy de couve e chips de batata doce. Já para o prato principal, o Taku-rá. Também do idioma Indígena Pataxó, significa Boa Noite. É composto por filé de peixe guaiuba, crosta de castanha de caju com tela de pupunha salteada e creme de camarão para finalizar. 

Awery. Foto: Divulgação.