O UXUA Casa Hotel & Spa, localizado em Trancoso, no Sul da Bahia, virou tema do livro de arte “UXUA Utopia – A Very Gifted Guesthouse”, criado pela analista de tendências de moda holandesa Li Edelkoort. Através de 288 páginas, a obra retrata a trajetória do empreendimento e dos seus fundadores, o designer holandês Wilbert Das e o conservacionista americano Bob Shevlin.
Encadernada em linho rústico e com diferentes tons terrosos, a publicação reúne tópicos como natureza, design, arte e viagens. “Não é um livro decorativo, nem um livro de viagem. Parece mais um objeto do que um livro. A publicação foi concebida como um testemunho para o amanhã, sobre como uma sociedade ideal poderia conviver em harmonia cuidadosamente construída com a natureza”, diz a autora.
Com 15 anos de história, o UXUA funciona no centro de Trancoso em treze casas rústicas restauradas, além de anexos como restaurante, cabana, beach lounge e spa, com inspirações tribais. Os espaços foram construídos com materiais locais reaproveitados, técnicas tradicionais e design sustentável. Ele foi o primeiro hotel brasileiro signatário do Pacto Global da ONU e ganhou prêmios significativos ao longo da trajetória.
Em 2021, foi eleito pela revista Condé Nast Traveler o melhor resort do mundo e, por quatro vezes, foi considerado o melhor na América do Sul pelo Reader’s Choice Awards.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.