Tour-das-Ilhas-Anota-Bahia
Tour das Ilhas. Foto: Reprodução.

“O projeto foi concebido com o objetivo de apresentar os encantos e a história da Baía de Todos os Santos para os baianos que não a conhecem e para turistas de todo o Brasil”. Foi com essas palavras que Leonardo Bittencourt nos definiu o Tour das Ilhas 2022. O evento, idealizado por ele, acontecerá nos dias 11 e 12 de fevereiro e promete figurar entre os mais promissores do verão baiano.

O passeio náutico com motos aquáticas, que passará pelas ilhas de Itaparica, dos Frades, Bonja e Ilha de Maré, é fruto de uma parceria entre a Marina Salvador Jet Club, inaugurada recentemente em Salvador, e a Jet Baía de Todos os Santos, representadas por Alexandre Jatobá e Leonardo Bittencourt, respectivamente.

De acordo com Leonardo, o evento busca ainda fomentar e expandir o turismo em Salvador, apresentar a Baía de Todos os Santos como um espaço lucrativo para o setor, por vezes restrito a locais já consagrados, como Barra e Pelourinho. “Temos a segunda maior baía do Brasil, a mais navegável, por isso queremos estimular o turismo náutico na região, porque as belezas são incontáveis”, nos disse.

Infelizmente, esta primeira edição do projeto sofreu com o atual cenário pandêmico, mas nada que tirasse o brilho do projeto. A ideia inicial, de acordo com Leo, era trazer o professor Caruso, historiador da UFBA, para contar sobre as curiosidades e importâncias das ilhas, dos fortes e de tudo que cerca a Baía de Todos os Santos. No entanto, será disponibilizado aos participantes um documento, impresso ou online, com as valiosas informações sobre o destino.

A realização do Tour das Ilhas enfrentou ainda algumas dificuldades, como nos relatou Leo. “O mercado náutico da Bahia é ainda muito fechado, restrito, por exemplo, a lanchas e outras embarcações grandes. Os estabelecimentos, como hotéis e restaurantes, ainda não compreenderam o que o turismo com o jet ski pode proporcionar. Porque quando as pessoas saem de lancha, elas geralmente levam tudo que vão consumir, nós não conseguimos fazer isso, então estaremos sempre estimulando o comércio nos locais que forem visitados”, disse.

Mas navegar é preciso. As inscrições para o Tour das Ilhas já estão com a capacidade máxima, e o evento promete render bons frutos. Um deles, como nos adiantou com exclusividade Leonardo, será um novo projeto na Bahia ainda em 2022. Conversas estão sendo feitas com os órgãos responsáveis, mas sabe-se, agora, que o passeio irá adentrar no imenso universo das águas doces, com o Rio Paraguaçu.

O evento conta com o patrocínio de: Bendito Salgado, Boatux, River Powersports, Voltz, Prolife, Nova Náutica, Netuno, Seamar, Campomar, Acad Transpotes, Salvador JETCLUB, Jet Premium, Ms Audio, Z6 Náutica, Marina Caboto e Gordon’s.

Leonardo Bittencourt. Foto: Reprodução.