
Nesta sexta-feira (07), a Igreja Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, está completando 50 anos. Projetado pelo arquiteto João Filgueiras Lima, e com apoio do frei dominicano Mateus Rocha, o templo é um clássico da arquitetura brasileira e se integra a topografia local, além de contar com vários materiais na construção, como concreto, vidro, madeira e pedra. As pétalas do teto, dispostas segundo um helicóide ascendente em forma leve de espiral, representam a identidade missionária da igreja.
“A igreja Ascensão do Senhor é um marco da beleza e da arte que nasce da fé de quem a desejou e da espiritualidade infusa de quem a projetou. Lelé, mesmo se declarando um ateu, teve a sensibilidade de perceber o que era sagrado para o povo que ali celebraria os sacramentos e, portanto, a fé”, disse Lelé, como João Filgueiras Lima é conhecido internacionalmente.
Em 2010, a igreja tornou-se Área Pastoral e Padre Manoel de Oliveira Filho foi nomeado delegado episcopal, assumindo o ofício no dia da festa de Cristo Rei com a posse dada por Dom Geraldo Magella Agnelo. O ano de 2017 foi marcado pela implantação da paróquia Ascensão do Senhor. Nesta sexta, também acontece uma missa de Ação de Graças, para celebrar a marca.


Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify