Ilê Aiyê. Foto: André Frutuoso.

O Ilê Aiyê realizará, nesta sexta-feira (26), às 19h30, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, um encontro de grande magnitude. Seis blocos afros foram convidados para se juntar ao Ilê em um show que inicia oficialmente as vendas das fantasias para o seu Carnaval 2024. Ano que vem, o desfile vai celebrar os 50 anos do bloco afro mais antigo do Brasil. Os ingressos para a apresentação estão disponíveis no site da Bilheteria Digital.

No evento, a anfitriã é a Band’Aiyê, que receberá nomes como Olodum, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza, Os Negões e Capoeira Mangangá. A ocasião vai celebrar a memória do grupo que reuniu somente associados pretos nas ruas, em 1974, abrindo caminhos para o nascimento de outros blocos afro, que vieram para fortalecer a luta por igualdade racial e pela valorização da cultura afro-brasileira.

“Quando eu e Popó fundamos o bloco, com as bênçãos de Mãe Hilda Jitolú, não imaginávamos que o Ilê se tornaria um dos maiores patrimônios culturais da Bahia, mas sabíamos que era um ato corajoso, contestador e transformador”, comenta Antônio Carlos Vovô, diretor e fundador do Ilê Aiyê.

Após a noite de amanhã (26), em que o Ilê também revela o tema do próximo Carnaval, os foliões que querem viver de perto as celebrações momescas pelo jubileu de ouro do bloco, já poderão adquirir o carnê. As vendas acontecerão na sede do Ilê Aiyê, no Curuzu.

Antônio Carlos Vovô
Antônio Carlos Vovô. Foto: Marina Silva.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify