Banhadas pelas águas cristalinas da Baía de Todos os Santos, as praias de Nossa Senhora do Guadalupe e de Viração, ambas na Ilha dos Frades, em Salvador, foram reconhecidas internacionalmente pela gestão ambiental que vem sendo adotada no arquipélago, por meio da Bandeira Azul. O selo, que certifica praias que seguem critérios ecológicos e sustentáveis, foi hasteado na manhã do último sábado (02). Esta é a 9ª vez que a Ilha recebe o título, de acordo com a presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez.
Para a empresária, a condecoração impulsiona soteropolitanos e turistas a continuarem visitando o arquipélago. “Estar na nona renovação significa que a gente vem dando continuidade a uma sequência de trabalhos de sustentabilidade para poder garantir que a gestão ambiental seja aplicada na forma que ela é, e ao mesmo tempo, desenvolvendo e impulsionando cada vez mais o turismo econômico, fundamental para as pessoas que moram aqui”, disse a empresária em entrevista ao portal A TARDE.
A coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, explicou como funciona a premiação. As inscrições para participar do programa, segundo a titular, devem ser feitas pelo próprio município. “O foco do programa Bandeira Azul é promover a mudança de comportamento, não só da comunidade ou dos usuários da praia, [mas sim], de forma geral, desde o gestor público até os comerciantes. Para isso, temos placas e atividades ambientais”, disse.
“Os critérios [para o prêmio] são divididos em quatro temas principais, que é a qualidade da água, a gestão ambiental, segurança e serviços e a educação ambiental, que são as atividades com turistas e estudantes. Todos os anos, os candidatos do programa precisam apresentar relatórios do que foi feito. […]”, acrescentou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify