Independência do Brasil na Bahia no Metaverso. Foto: Reprodução/SECTI

Após o lançamento do “Edital 2 de Julho no Metaverso”, ocorrido no ano passado, diversos pesquisadores baianos desenvolveram projetos para contar a Independência do Brasil na Bahia através do universo dos games. Alguns desses trabalhos serão apresentados em um evento realizado em Santo Amaro, no dia 23 de julho.

Sob financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), vinculada a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), os games em desenvolvimento vão tratar, em ordem cronológica dividida em seis partes, do processo de Independência da Bahia, a partir de 12 de fevereiro de 1822, quando aconteceu o primeiro confronto ante aos portugueses.

“Em nosso jogo, você vai controlar um brasileiro que quer interceptar a carta-régia para tentar impedir a posse do português Madeira de Melo como governador de armas”, explicou o professor Rodrigo Rocha, do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (IC/UFBA), sobre um dos projetos desenvolvidos.

Handerson Leite, diretor geral da Fapesb, destacou a importância da criação deste projeto: “Dessa forma, nosso jovem estudante, com auxílio do professor, poderá aprender sobre história de forma lúdica e interativa. Para isso, faz parte do trabalho a formação de professores da rede estadual que será realizada em parceria com o Instituto Anísio Teixeira, para que os educadores possam utilizar essa tecnologia nos seus conteúdos”.

Independência do Brasil na Bahia no Metaverso. Foto: Reprodução/SECTI

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify