A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou o Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) – monitoramento das expectativas do setor produtivo do estado – do mês de março, na última quinta-feira (04), e apresentou o resultado de -36 pontos. Os valores são de -1000 a 1000 e o índice do último mês está na categoria de pessimismo moderado (entre -250 e zero pontos).
Apesar do número ter crescido, em comparação aos -62 pontos registrados em fevereiro, a métrica está abaixo dos 10 pontos revelados no mês de janeiro, quando pertenceu a categoria de otimismo moderado (entre zero e 250 pontos). O resultado de março indica que “a confiança empresarial em 2024 ainda não estabeleceu qualquer trajetória, ascendente ou descendente”, conforme explicação de Luiz Fernando Lobo, integrante técnico da SEI.
Dos quatro setores econômicos mais relevantes do estado, apenas a agricultura aparece com indicadores positivos (70 pontos). Serviços (-52 pontos), industria (-51 pontos) e comércio (-26 pontos) aparecem com índice negativo. Entretanto, todas estas atividades apontam crescimento no ICEB, em comparação ao mês anterior, com destaque para a área agrícola, que havia registrado -71 pontos em fevereiro.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify