Em portaria publicada na última semana, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) autorizou uma grande obra em uma propriedade de José Roberto Marinho, um dos herdeiros do fundador do Grupo Globo. O empreendimento será feito em uma fazenda localizada em Cocos, localizada a 900km da capital baiana.
De acordo com matéria publicada pelo Bahia Notícias, o filho de Roberto Marinho é o proprietário da Fazenda Santa Luzia dos Olhos D’Água, localizada a cerca de 190km da zona urbana de Cocos e próxima às divisas do estado com Minas Gerais e Goiás, no extremo oeste baiano.
O empreendimento será destinado para o processo de captação subterrânea – construção de poços tubulares, no subsolo de algum terreno, para o desvio de água para algum empreendimento – na bacia hidrográfica do Rio Carinhanha. De acordo com a portaria, a obra “não dispensa nem substitui a obtenção de certidões, alvarás ou licenças exigidas pela legislação pertinente seja federal, estadual ou municipal”.
A realização da obra de captação subterrânea deve servir para abastecimento de água de animais e consumo humano, além de atividades de microaspersão – processo de irrigação feito através de emissores de gotículas de água em pequenas e grandes áreas – em um espaço total de dez hectares.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify