Na última quinta-feira (26) e nesta sexta-feira (27), Salvador recebeu o 1º Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes – Bahia Export 2024, reunindo executivos e autoridades dos setores na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no Stiep. Na ocasião, representando os produtores rurais do Oeste Baiano, estavam Odacil Ranzi, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e Alessandra Zanotto, primeira vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).
“Em eventos como este destacamos a importância da logística no Oeste da Bahia que desempenha um papel fundamental no suporte e desenvolvimento das atividades agrícolas e agroindustriais da região, mas que ainda necessita de uma infraestrutura eficiente para o transporte de insumos agrícolas, produtos e commodities”, disse Odacil Ranzi.
Vale ressaltar, que no oeste baiano, o agronegócio pulsa desenvolvimento e corresponde a 25% do PIB do estado. Além disso, a Bahia é o maior produtor de grãos do Norte/Nordeste e o segundo na produção nacional de algodão. A região conta com algumas rodovias importantes, que são utilizadas para o transporte de cargas, tanto para abastecer a região com insumos agrícolas quanto para escoar a produção para outros estados e portos de exportação.
“A Bahia é um dos principais produtores agrícolas do Brasil, com destaque para o algodão, soja e milho. A eficiência logística é crucial para a competitividade desses produtos no mercado nacional e internacional, com um custo competitivo e em tempo hábil”, afirmou Alessandra Zanotto.
Também participaram do painel o Consultor, ex-ministro de Estado e ex-Senador da República, Waldeck Ornelas; o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Roberto Oliva; e Diretora de Relações Institucionais da Wilson Sons, Roberta Carvalhal.
Promovido pelo Grupo Brasil Export, o evento visou conectar a iniciativa privada e o Poder Público local a seus parceiros na região Nordeste e no Governo Federal para dinamizar o ambiente de negócios, atendendo às diretrizes de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify