Cacau. Foto: Reprodução.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) firmou a primeira apólice do SIM Inmet (Seguro de Índice Paramétrico) para os produtores de cacau do sul da Bahia. A ação vai cobrir a produção de cacau em três fazendas de Ilhéus (BA), contra o excesso ou falta de chuvas entre 1º de agosto e 30 de setembro.

Embora seja algo inovador no Brasil, a contratação de seguros de índice climático no mundo é da ordem de US$ 100 bilhões ao ano. Eles não somente contribuem para maior previsibilidade dos negócios das empresas, como também ajudam a melhorar a sua avaliação de crédito no mercado.

“É uma alternativa para oferecer, minimamente, uma garantia caso a chuva não corresponda em um período chave para a floração e desenvolvimento do cacau”, afirmou Ricardo Gomes, gerente do Instituto Arapyaú, que atua há 13 anos na região e participou da análise dos parâmetros definidos. Além do apoio desse instituto, a ação é realizada em parceria com a Newe Seguros S.A., a Wiz Corporate Partners, a Dengo Chocolates e a ZCO2/BlockC.