A implantação do Projeto Eólico Tanque Novo tem inauguração confirmada pela CGN Brasil para o próximo mês de abril. A operação logístico-portuária encerrada no complexo industrial e logístico do Enseada, localizado em Maragojipe, no Recôncavo baiano, foi executada em tempo recorde, graças a uma inovação de um engenheiro baiano, levando-se em consideração o embarque das peças na China até o desembarque final na região Sul da Bahia.
Inspirado numa prancha de surfe, ele teve a ideia de inverter o conjunto (carreta, apoios e pás) e criou um par de dispositivos que, uma vez colocados na carreta especial que transporta as pás no desembarque do navio, possibilitou inverter o lado da varredura da pá, que possui 76 metros e pesa 22 toneladas.
“O transporte convencional é realizado com a cauda para a parte traseira da carreta especial. Com a pá invertida, viabilizamos que a varredura fosse pela parte dianteira, eliminando possíveis interferências dentro do complexo industrial”, revela Danilo Oliveira, engenheiro mecânico da Enseada.
Ainda segundo ele, a inovação foi pensada de forma conjunta com profissionais da companhia, simulada em software de engenharia e testada no cais da Enseada antes da execução, o que garantiu uma operação sem falhas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.