Neste mês de julho, uma comitiva composta por produtores rurais, representantes de entidades agrícolas e representantes do Governo da Bahia realizaram uma missão em Nebraska, nos Estados Unidos. Por lá, a delegação participou de apresentações do sistema de monitoramento hídrico realizado na região, abordando temas como a utilização de tecnologias inovadoras para melhorar a produtividade agrícola e a sustentabilidade ambiental.
Nebraska concentra a maior área agrícola de irrigação no país, com 3,5 milhões de hectares irrigados, se tornando uma referência mundial em monitoramento dos recursos hídricos com práticas sustentáveis de uso e manejo da água. Com isso, a visita teve como objetivo principal possibilitar a imersão de conhecimentos e a troca de experiências com os agricultores e pesquisadores.
Presente na missão, Moisés Schmidt, vice-presidente da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba), afirmou que a oportunidade promoveu mais conhecimento sobre os estudos de aquíferos e das águas de superfície do estado norte-americano. “Essa experiência irá contribuir significativamente para a prática de uma agricultura ainda mais sustentável em nossa região”, conta.
Já Eneas Porto, gerente de Sustentailidade da Aiba, ressalta que o sucesso da estrutura de gestão dos recursos hídricos em Nebraska, evidenciam a importância da colaboração e confiança entre usuários da água e órgãos gestores dos recursos hídricos. Além disso, reforçou que isso está sendo construído no Oeste da Bahia. Ainda nos Estados unidos, a delegação baiana apresentou alguns projetos sobre as ações sustentáveis no manejo das culturas desenvolvidas na Bahia.
Os participantes puderam observar de perto as práticas de sequestro de carbono no campo de pivô central, técnica usada para amenizar os efeitos das mudanças climáticas. “Ao retornarmos à Bahia, levaremos conosco não apenas aprendizados valiosos, mas também um compromisso renovado com a gestão ambiental sustentável. É fundamental aplicarmos as boas práticas observadas no Nebraska em nosso contexto local, contribuindo para a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável de nossa região”, declara Natália Oliveira, diretora de regulação do Inema.
Segundo Eduardo Sodré, secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), o foco é melhorar a gestão da água na nossa região, promovendo o uso sustentável e ajudando no desenvolvimento socioeconômico local. “A experiência top do Nebraska na gestão de águas para produção de alimentos e o trabalho global do Instituto Water for Food da Universidade do Nebraska em segurança hídrica e alimentar são modelos para a gente seguir”, comentou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify