O filme “El crimen de Cuenca” integra a programação. Foto: Divulgação.

O Instituto Cervantes, Centro Cultural da Espanha em Salvador, estreou a nova temporada do Ciclo de Cinema “Espaço Feminino Pioneiras”, com programação gratuita de filmes, que segue em exibição virtual até o dia 28 de março, pelo Vimeo.

O projeto é, desde 2010, um programa permanente no calendário de atividades do Instituto Cervantes, e se dedica a valorizar a produção cultural feminina, incluindo em sua programação filmes que são uma amostra da relevância artística presente nas obras dirigidas por mulheres.    

06 filmes integram o ciclo este ano, que pela primeira vez, concentra-se nas mulheres que estrearam como cineastas entre os anos 1950 e 1980 e, por isso, foram pioneiras na história da cinematografia espanhola. Cada um representa um retrato extremamente interessante e um olhar particular para a Espanha daquele tempo.  São eles: “Segundo López, aventureiro urbano”, “A gata”, “O crime de Cuenca”, “Função de noite”, “Depois de… não se pode deixá-los sozinhos” e “Depois de… amarrado e bem amarrado”.