O Instituto Cervantes, entidade oficial do Governo da Espanha, vai realizar uma série de atividades celebrativas em razão do Juramento da Constituição espanhola de Cádiz, ocorrido em 10 de fevereiro de 1821, em Salvador.
A programação inclui uma palestra, aberta ao público, na quinta-feira (9), às 19h, com o historiador e pesquisador da Universidade de Salamanca, Jairnilson da Paz Silva. A atividade acontece no auditório do instituto com mediação do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Fonseca de Góes.
O juramento do rei D. João VI à Constituição Espanhola de 1812 une as trajetórias da Espanha com a capital baiana e é um dos episódios mais emblemáticos no processo de independência do Brasil. A adoção do texto constitucional na Bahia implantou uma nova ordem liberal no Império luso-brasileiro e integrou as estratégias que pressionavam a elaboração da primeira Constituição da história de Portugal, que decretasse o fim do absolutismo e o estabelecimento de uma monarquia constitucional.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.