No início do mês de dezembro, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB), inaugurou a nova Sala de Psicomotricidade, fruto da campanha de ampliação. O novo espaço fica localizado na sede da entidade, no bairro do Barbalho, em Salvador. No local, os pacientes participarão de atividades psicomotoras, cognitivas e socioafetivas. Assim, proporcionando a experiência de aprendizado mais interativo e envolvente, o que fortalece a autoestima dos alunos. Além disso, a sala conta com recursos táteis e adaptativos, que vão permitir a realização de atividades desafiadoras, promovendo uma melhor noção espacial, temporal e corporal dos pacientes. Com isso, o ICB continua a contribuir para o desenvolvimento da independência e autonomia de crianças e adolescentes com baixa visão ou cegueira, deficiência múltipla e surdocegueira.
Consuelo Alban, assessora de captação de recursos, marketing e comunicação do Instituto, demonstra felicidade por essa conquista e por poder entregar novos espaços aos pacientes. “O nosso intuito é oferecer um serviço cada vez mais completo para que as pessoas cegas ou com baixa visão possam ter mais autonomia e independência. Seguimos empenhados para requalificar outros espaços para melhor atender toda a população que precisa do Instituto”, declara. Porém, mesmo com essa nova conquista, o ICB, segue com a campanha de ampliação da sua sede. Diante disso, pretende aumentar a capacidade de atendimento, construir um novo Centro Médico Oftalmológico e ampliar o Centro de Reabilitação Visual. A reforma do Centro de Atendimento Educacional Especializado e a requalificação do Laboratório de Inclusão e do Centro Esportivo também entram na lista.
Atualmente, o Instituto atende cerca de 56 mil pessoas por ano, realizando mais de 250 mil procedimentos. Entretanto, devido à alta demanda, a espera pode chegar a até três meses. A construção da nova sala de Psicomotricidade, aconteceu com parceria da Elementar Planejamento e Construção, e com a AM Arquitetas. Por fim, para aqueles que desejam contribuir para a ampliação dos espaços da Instituição, basta acessar o site da ICB, para mais informações.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.