Crianças do ICB
Crianças do ICB. Foto: Divulgação.

Como forma de promover um momento de lazer inclusivo, cerca de 20 crianças cegas e com baixa visão, que são assistidas pelo Instituto de Cegos da Bahia, viveram uma experiência única de patinação no gelo. A ação, em parceria com o Shopping Barra, aconteceu ontem (31), na praça do centro comercial, onde foi montada uma pista de gelo natural. Devidamente equipados com os acessórios de proteção, como capacete, joelheira e cotoveleira, os menores, que foram acompanhados por instrutores, puderam se divertir e sentir a sensação de deslizar e brincar sobre a enorme pista gelada.

“Poder proporcionar momentos como esse para nossas crianças nos enche de alegria. O acesso ao lazer é um direito social para todos. Ações como essa, além de promover a inclusão social, contribuem muito para o desenvolvimento desses menores. Nossos assistidos sempre serão a nossa maior prioridade e estamos constantemente buscando oferecer um serviço cada vez melhor para que as pessoas cegas ou com baixa visão possam ter mais autonomia e independência”, declara Heliana Diniz, presidente do ICB.

O Instituto de Cegos da Bahia está celebrando nove décadas, transformando a vida de milhares de famílias. Até o fim do ano, diversas ações serão realizadas como parte das comemorações dessa data tão importante. O Instituto, que se tornou referência na área da saúde ocular, é o único da Bahia a oferecer, de forma gratuita, prevenção, diagnóstico, habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão. Atualmente, o ICB atende cerca de 56 mil pessoas por ano, realizando mais de 250 mil procedimentos, porém, devido à alta demanda, a espera por atendimento pode chegar a até três meses. 

Para diminuir essa demora, no auge dos seus 90 anos de existência e visando alcançar cada vez mais vidas, o Instituto de Cegos da Bahia segue com a campanha de arrecadação para ampliação da sua estrutura física e capacidade de atendimento. O projeto contempla a construção do novo Centro Médico Oftalmológico, a ampliação do Centro de Reabilitação Visual, com sete novas salas de terapia ocupacional, psicologia e serviço social, além da reforma do Centro de Atendimento Educacional Especializado, a requalificação da Biblioteca Acessível, do Laboratório de Inclusão e do Centro Esportivo.

A sociedade em geral, pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos podem doar ou adotar um espaço da instituição, contribuindo com sua ampliação. Os interessados em fazer parte dessa rede de solidariedade podem doar acessando o site ou através da chave PIX que é (71) 98817-3193. Para demais esclarecimentos é possível entrar em contato com a equipe do ICB pelo WhatsApp, que é o mesmo número do PIX, através do e-mail: [email protected], ou pela página do instituto no Instagram.

Crianças do ICB
Crianças do ICB. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.