Pista principal do Aeroporto de Congonhas. Foto: Carolina Antunes.

Com a promessa de expandir a aviação regional, os investimentos do Ministério da Infraestrutura (MInfra) no setor, de 2019 ao final de 2021, vão chegar a quase R$ 1 bilhão em equipamentos de navegação aérea, reforma e construção de novos aeroportos, nas cinco regiões do país. Os recursos contemplam 112 municípios do país, dentre eles: Barreiras, Feira de Santana e Valença.

Com licitações autorizadas pelo governo federal em 2020, a expectativa é da reforma e ampliação do Aeroporto de Barreiras. Já em Valença e Feira de Santana há licitação em andamento para aquisição do Papi (Precision Approach Path Indicator), sistema que auxilia na navegação visual durante o pouso das aeronaves.

O objetivo é aumentar a conectividade e possibilitar a ampliação da oferta de voos em todas as 27 unidades da federação. A meta do governo é chegar a 2025 com 200 cidades oferecendo voos regulares. Em 2019, havia 128 aeroportos brasileiros operando de forma regular, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).