Imagem ilustrativa. Foto: Reprodução.

A inflação oficial no país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve fechar em 4,9%, no próximo ano de 2023, conforme previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A projeção é a mesma para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras para famílias com renda de até cinco salários mínimos. Segundo o instituto, o IPCA deve fechar em 5,7% neste ano e o INPC em 6%.

De acordo com a previsão para o próximo ano, os alimentos consumidos no domicílio devem ficar 5,2% mais caros, enquanto os outros produtos devem ter inflação de 3,3%. O setor de serviços deve sofrer inflação de 5,4%. Considerando somente os serviços de educação, é prevista uma alta de preços de 5,7%. O IPCA para os serviços monitorados deve fechar em 5,6%, segundo o instituto. 

Ambos indicadores são divulgados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, a projeção de queda nos preços das commodities no mercado internacional e a estabilidade das cadeias produtivas deve frear pressões adicionais sobre os preços de alimentos e bens industriais.

Cédulas em real. Foto: José Cruz/Agência Brasil.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.