Obra sendo feita com manilhas de metal às margens do Rio Trancoso. Foto: Reprodução.

Uma obra de reforma em uma ponte sobre o Rio Trancoso foi embargada pelo IPHAN (BA), que realizou a vistoria no dia 6 de julho. Em nota, o instituto explicou que a construção está inserida na poligonal de tombamento do IPHAN e que a área de intervenção pertence ao Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Município de Porto Seguro, por isso necessita de sua anuência.

“Após a realização de vistoria, constatou-se que a obra da Ponte de Trancoso havia sido iniciada sem anuência prévia deste Instituto. Além da expedição de notificação ao responsável pelas obras, o IPHAN acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Porto Seguro, quem também promoveu a interdição da obra”, disse Bruno Tavares, superintendente do IPHAN na Bahia, ao Anota Bahia.

O executor da obra deverá apresentar os projetos de intervenção para que a Superintendência do IPHAN na Bahia avalie os possíveis impactos da realização dos serviços na paisagem especialmente protegida. Após a avaliação, a proposta poderá ser ajustada ou regularizada.