
Parte do teto da Igreja e Convento de São Francisco, localizados no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, desabou, na tarde desta quarta-feira (05), deixando uma fatalidade e seis feridos. A “Igreja do teto de ouro”, como é conhecida, é classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que se pronunciou junto ao Ministério da Cultura. Um processo de restauração do edifício estava sendo elaborado pela entidade patrimonial.
Em nota, a pasta e a instituição informam que acompanham de perto a situação, em articulação com as autoridades que estão trabalhando no local, como as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. O Iphan reforça que permanece, junto com o MinC, à disposição para colaborar com as investigações e adotar as medidas necessárias para a preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural, reafirmando o compromisso com a proteção da memória nacional. Nesta quinta-feira (06), o presidente do Iphan, Leandro Grass, desembarca em Salvador.
“O imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável direta pela gestão e manutenção da edificação. O Iphan, enquanto órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro, tem atuado na preservação do bem, com ações como o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração do edifício, atualmente em andamento”, comunicou a nota.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify