Roda-gigante. Foto: Aaron Burden.

Dois projetos que estavam sendo planejados pela prefeitura de Salvador não vão seguir adiante: o aquário no Forte de São Marcelo e a roda-gigante no Comércio. As estruturas contavam com recursos para a confirmação da viabilidade, no entanto, tiveram os pareceres finais vetados pelo Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan). As informações são do site Bahia Notícias (BN).

Informações de interlocutores da prefeitura, das quais o BN teve acesso, confirmam que técnicos do Iphan realmente vetaram ambos os projetos, impedindo o andamento da iniciativa da prefeitura. Os equipamentos já haviam sido anunciados pela gestão da capital e contavam com andamento de projetos para a realização.

O anúncio do aquário foi realizado em 2022, pelo prefeito Bruno Reis. O projeto contaria com uma passarela e um flutuante, saindo da praia da Capitania dos Portos até o Forte São Marcelo. Ao todo, seriam cerca de 900 m englobando as duas estruturas. 

Já a roda-gigante, que teve inicialmente as instalações barradas pelo Iphan, foi planejada para ser construída em dois lugares, sendo definido o Comércio como ponto para a instalação. “É semelhante a Londres e ao Rio Star. Aqui em Salvador vai ser ali do lado do Polo de Economia Criativa, do lado do hub de tecnologia”, informou o prefeito de Salvador, Bruno Reis, durante o anúncio na época. A atração teria 84 metros de altura e de cima seria possível ver a Cidade Alta, o Subúrbio e a Ilha de Itaparica.

Salvador. Foto: Eduardo Mafra.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.