
O Santuário do Nosso Senhor do Bonfim anunciou nesta semana que a empresária e advogada Isabela Suarez, presidente da Fundação Bahia Viva e da Associação Comercial da Bahia (ACB), será a Juíza da Festa do Bonfim em 2026. A escolha marca um feito histórico: pela primeira vez, em 280 anos de tradição, uma mulher ocupará o posto. O convite foi feito por dignitários, mesários, conselheiros e pelo reitor do Santuário, padre Édson Menezes, e aceito com entusiasmo pela nova juíza.
De acordo com a professora Mariely Cabral, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), autora do livro ‘Alma e festa de uma cidade: devoção e construção da Colina do Bonfim’, não há registros de outra mulher na função ao longo da história. O ineditismo reforça a representatividade feminina em uma das maiores tradições religiosas da Bahia. A Festa do Bonfim 2026 será realizada de 8 a 18 de janeiro, com a tradicional Lavagem das Escadarias da Basílica marcada para o dia 15.
As Novenas acontecerão nos dias 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16 e 17, sempre às 19h, com participação da Orquestra M & I. O encerramento está programado para o dia 18 de janeiro, às 10h30, com a missa solene presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, na Colina Sagrada. “A presença de Isabela Suarez como juíza reforça a importância de abrir espaço para a participação feminina na preservação e condução de nossa maior festa de fé”, destacou Marcelo Sacramento, juiz presidente da Irmandade.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify