Ilha de Itaparica. Foto: Felipe Peixoto Brito

Neste sábado (11), a Ilha de Itaparica vai receber a inauguração de uma nova ferramenta de valorização e difusão cultural. Com realização conjunta da Lua de Maré Produções, coordenada por Lara Carvalho, e da Transatlântica Criação Cultural, coordenada por Stéfane Souto, o Mapa Cultural de Itaparica busca fornecer uma plataforma online que reunirá iniciativas culturais, artistas, ações, eventos e equipamentos da região. A proposta é permitir que moradores e visitantes explorem a riqueza cultural, conheçam artistas e tenham acesso a informações sobre eventos e patrimônios históricos.

Em fase de construção coletiva, o projeto convida artistas, instituições e agentes culturais locais para se cadastrarem na plataforma através do site. Além de valorizar a produção local, a iniciativa busca incentivar o turismo responsável, atraindo visitantes interessados em experiências autênticas, que movimentem a economia criativa e fortaleçam a preservação do patrimônio cultural e ambiental. A plataforma será gratuita, digital e interativa, funcionando também como instrumento estratégico para o desenvolvimento de políticas públicas de cultura mais alinhadas às necessidades locais.

“A ideia é provocar um olhar de encantamento e pertencimento: perceber que o território pulsa arte em cada canto e que esse patrimônio vivo pode ser experienciado de formas múltiplas. Ele destaca e valoriza os artistas e coletivos que já movem a vida cultural da ilha, porque queremos fortalecer vínculos e criar pontes entre moradores, visitantes e criadores”, conta Lara Carvalho.

O mapa é pensado como uma experiência de descoberta, que permite ao público perceber a diversidade de linguagens, tradições e experimentações presentes na ilha. “Espero que, ao acessar o mapa, as pessoas – sejam elas moradoras ou turistas – possam ter a real dimensão de quão rica é a produção cultural da ilha de itaparica. Rica em diversidade, criatividade, talento, memória e tradição”, declara Stéfane Souto.

Durante o lançamento, será realizada a oficina ‘Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos’, ministrada por Stéfane, que acontece no Mirante do Solar, das 9h às 12h. A atividade oferece uma formação teórica e prática sobre como estruturar iniciativas culturais e buscar financiamento por meio de editais públicos e privados.

Stéfane Souto e Lara Carvalho. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify