
Disponível para visitação até o dia 21 de junho, o artista plástico Iuri Sarmento está apresentando a exposição ‘Jardim Pop Barroco’ na Galeria Bolsa de Arte, em São Paulo. Natural de Minas Gerais, ex-residente do Centro Histórico de Salvador e hoje radicado na capital paulista, une no projeto uma estética colonial brasileira e elementos domésticos, convocando múltiplas formas e sentidos jardinescos. As obras contam com pinturas, cores vibrantes, esculturas em cerâmica e porcelana. Formando um universo híbrido e sensorial, o artista traz traços estilísticos orientais, ecos da Belle Époque e elementos da cultura pop. Iuri apresenta rendilhados arabescos, flora, fauna e imagens religiosas dialogam com signos de culturas afro-religiosas.
“Em uma construção minuciosa, o artista delineia gestos e composição, tal como os quadrantes da azulejaria, onde cada fragmento contém um universo próprio. Há uma intensa concentração de informações que, ao mesmo tempo em que revelam uma densidade estética de traço barroco, demonstram também um poderoso senso de síntese, um modo único de dizer em cor, gesto e forma. Dessa forma, Iuri Sarmento constrói um vocabulário singular para abordar o barroco pop, erguendo um jardim onde tons de rosa e azul explodem em harmonia paisagística, num cotidiano de interiores que exalam o aroma do café”, descreveu Ana Paula Lopes, no texto da exposição.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify