J. Velloso. Foto: Reprodução.

O cantor e compositor J. Velloso vai retornar ao palco da Casa da Mãe, no Rio Vermelho, na noite de abertura da Trezena de Santo Antônio, que ocorre de 1º a 13 de junho. A tradição foi iniciada na Itália no século 17, mas na Bahia o ritual foi contextualizado e se tornou bastante popular, marcando o início dos festejos juninos no estado.  

Uma peça fundamental nesse contexto é o samba de roda “Santo Antônio”, de autoria de Velloso, uma composição feita a pedido de sua tia com o propósito de encerrar as rezas das trezenas e hoje foi incorporada à tradição dessa festa.

Para essa celebração, o cantor convidou três artistas: Paquito, que por se chamar Antônio, também compôs uma música para Santo Antônio; Stella Maris, que assim como J. Velloso, tem uma conexão com a trezena por serem naturais de Santo Amaro, onde essa tradição é forte; e Júlio César Sanfoneiro, que dará um toque especial com a música junina. 

“Essa noite promete ser a mistura do sagrado e do profano numa celebração à cultura e às tradições da Bahia”, comenta J. Velloso.

J. Velloso. Foto: Divulgação.
J. Velloso. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify