Tem redes confeccionadas por pescador da Conceição da Praia, no Comércio, em Salvador, vizinho ao Elevador Lacerda – primeiro ascensor urbano do mundo –, uma das principais paisagens da cidade e reproduzida na vitrine envidraçada de 60 metros quadrados por meio de um mosaico de cartões postais de várias partes do mundo, obra e marca do artista plástico brasileiro, radicado nos Estados Unidos, Vik Muniz. E tem mais imagens no teto compondo um céu azul entre nuvens, areia no chão.
Este é o “Redário”, ambiente criado pelo arquiteto David Bastos para a edição Janelas da CASACOR Bahia 2020, instalado em frente ao Farol da Barra, outro ícone da capital baiana. De acordo com Bastos, o espaço é uma “homenagem à terra” que sempre o acolheu, e “convite para que visitantes apreciem o conforto de casa através dos limites impostos pelo distanciamento social”.
“O projeto traz como conceito o deleite à paisagem da Bahia, através da icônica obra de Vik Muniz, que ilustra um dos principais pontos turísticos da cidade do Salvador a partir da junção de cartões postais de diversas partes do mundo. A arquitetura foi implantada em estrutura leve e vazada, contemplando fechamentos em vidro e redes de pesca, causando o mínimo impacto visual, tudo sobre a areia da praia e emoldurado pelo cenário atemporal do Farol da Barra”, descreve o arquiteto.
Conteúdo extraído do Jornal A Tarde.