Experimentação de texturas. Percussão híbrida. É assim que o músico e produtor Japa System define o seu som. A partir da mistura de elementos orgânicos e sintéticos, o artista, que integra o grupo BaianaSystem há seis anos, junta timbal e atabaque a baldes e frigideiras, sonoridades tiradas de barras de ferro, cascas de árvores, pele e couro de animais, com sintetizadores, samplers e bases eletrônicas em seu disco de estreia: “Sistema Percussivo Integrado”.
São oito faixas inéditas e autorais, contando com a participação de Carlinhos Brown, BNegão, Larissa Luz e referências na percussão, como Marcos Suzano, Gabi Guedes e Mônica Millet. O álbum será lançado em junho, nas principais plataformas de streaming, juntamente com um clipe de animação em 2D e um curta documental, mostrando um pouco do processo criativo e das raízes da sua música.
O primeiro single, “Tum-Kata-Kruáka”, com participação de Brown e que conta com o clipe de animação (dirigido pelo designer Pablo Pitombo), será lançado no próximo dia 14. “Além de gravar uma faixa e um depoimento para o documentário, Brown nos convidou para fazer parte do casting do selo Candyall Music, gerido por ele, o que vai potencializar, ainda mais, toda a construção musical que é esse Sistema”, comemora Japa.