Jerônimo Rodrigues
Jerônimo Rodrigues. Foto: Joá Souza.

O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou nesta quarta-feira (10), em Hortolândia (SP), os últimos ajustes técnicos e de design em um dos trens que vão compor o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. A atividade ocorreu na fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), empresa espanhola responsável pela modernização dos veículos, e contou também com a presença de lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário.

Segundo o governador, o primeiro trem chegará a Salvador no dia 5 de dezembro, totalmente finalizado e com identidade visual que homenageia a Bahia e o Subúrbio. Já no dia 10 de dezembro, começam os testes estáticos e móveis. A fase de ensaios dinâmicos deve durar seis meses, enquanto a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) conclui a montagem dos trilhos. A previsão é que o VLT entre em operação no segundo semestre de 2026.

Na unidade da CAF, os trens passaram por restabelecimento técnico, substituição de componentes desgastados, renovação da pintura e testes de performance. O presidente da empresa no Brasil, Renato Meirelles, ressaltou a importância do cronograma: “Estamos realizando os testes estáticos na fábrica e, em dezembro, eles ocorrerão em Salvador. Nosso objetivo como fabricante é ver os trens operando”.

Considerado o maior empreendimento de mobilidade urbana em execução no país, o VLT de Salvador prevê adaptações específicas para atender demandas locais, como espaços adequados ao transporte de produtos por marisqueiras e pescadores do Subúrbio.

VLT
VLT. Foto: Joá Souza.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify