Nesta quarta-feira (28), o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, visitou o Centro de Pesquisa e Tecnologia em Hidrogênio (CER-H2), na Espanha. Localizado dentro do campus da Universidade Politécnica da Catalunha, ele conheceu os equipamentos utilizados na pesquisas. Na ocasião, o governador também iniciou as tratativas para a parceria entre a instituição e o governo baiano, visando um acordo de cooperação técnica.
No centro, os pesquisadores espanhóis estão estudando e fazendo experimentos para aplicarem o recurso em veículos. Além disso, buscam também meios para diminuir o custo na produção da fonte de energia limpa.
“Esse termo de cooperação que nos comprometemos a assinar vai garantir a troca de experiências e o intercâmbio de profissionais, como cientistas e técnicos, com a intenção de fazer a Bahia avançar na produção do hidrogênio verde. Sabemos que com o potencial do nosso estado e os conhecimentos que serão compartilhados podemos, tranquilamente, produzir os nossos fertilizantes”, afirmou.
Segundo José Luis Gonçalves de Almeida, gerente executivo do Senai-Cimatec, que esteve presente no encontro, a instituição vai colaborar para elaborar uma estratégia sustentável de descarbonização. Vale lembrar que em dezembro de 2023, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, o Governo do Estado lançou o Atlas do Hidrogênio Verde. A iniciativa destaca o potencial do estado na produção de energia limpa e reforça o compromisso em promover práticas sustentáveis.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify