Nesta segunda-feira (26), o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, visitou a Universidade e o Hospital das Clínicas de Barcelona, na Espanha. Na ocasião, médicos e pesquisadores apresentaram um tratamento contra o câncer com terapia celular, o Car-T Cell. Com isso, o governador já começou a negociar para que a tecnologia e o tratamento cheguem à Bahia.
O procedimento é normalmente visto em casos de cânceres hematológicos, como a leucemia, linfomas e mielomas. Assim, utilizando as células de defesa do paciente, os lnfócitos T, para combater a doença. Segundo Álvaro Urbano, chefe do setor de terapia celular do hospital, esse é o tratamento do século XXI, chegando a aumentear 90% as atividades contra o câncer.
“O hospital já desenvolve, de forma avançada, o tratamento Car-T Cell, e nós viemos aqui, hoje, ver a possibilidade de levar esse tipo de serviço para o estado da Bahia. A partir de março, em parceria com as universidades estaduais e federais, já haveremos de fazer um termo de cooperação técnica para que isso possa acontecer na Bahia”, afirmou o Jerônimo.
Em suas redes sociais, o governador ainda informou que o uso do tratamento traz resultados positivos sem o uso de técnicas com mais toxicidade, como a quimioterapia e a radioterapia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify