Jerônimo Rodrigues. Foto: José Simões/Ag A TARDE

Na manhã desta quinta-feira (22), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, visitou o Grupo A TARDE e participou do programa ‘Café das 7’, da rádio A TARDE FM. Durante a conversa com o jornalista e apresentador Jefferson Beltrão, ele revelou detalhes da reunião com a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics. Ambos se reuniram, virtualmente, para discutir possibilidades de financiamento para projetos do Governo da Bahia, com foco em infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento regional.

Jerônimo afirmou que um dos pontos colocados na mesa foi o porto FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), debatendo a viabilidade da região ter um porto – o Porto Sul – no momento em que a obra estiver concluída. Além disso, o governador revelou ter proposto a ampliação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) até Alagoinhas, com a presidenta do Banco do Brics. Vale lembrar, que o NDB é a instituição financeira dos países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e tem como missão apoiar iniciativas que promovam o crescimento econômico sustentável nos países-membros e em nações em desenvolvimento.

“Nós já tivemos aprovado agora no PAC que é um programa que Rui Costa coordena, um orçamento para gente poder elaborar um estudo, estendendo o VLT ali da região do Subúrbio até Alagoinhas, passando por Simões Filho, Camaçari, pegando a mesma linha férrea que existia e funcionava no passado. A ideia é pegar essa ferrovia e fazer a possibilidade de, quem sabe, já botarmos na mesa da Dilma, para que nós possamos captar recursos com o Brics”, revelou Jerônimo, ao Grupo A TARDE.

Jerônimo também abordou tópicos de sua recente viagem à China, onde realizou reuniões para destravar o projeto da Ponte Salvador-Itaparica: “Lula cravou um pedido para que o governo chinês pudesse ajudar a gente nesse projeto da Ponte. É um projeto que o próprio Xi Jinping [presidente da China] falou que está na lista dos projetos estratégicos entre relações internacionais Brasil e China”.

Jerônimo Rodrigues. Foto: Gabriela Silva/GOVBA

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify