Nesta terça-feira (31), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se encontrou com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, em Brasília, para dialogar sobre a criação do Fundo de Reconstrução da Caatinga e a participação do Consórcio Nordeste na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28), evento sobre mudanças climáticas programado para acontecer entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, em Dubai.
O Fundo de Reconstrução da Caatinga visa utilizar os moldes do Fundo Amazônia – projeto administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e responsável por administrar recursos direcionados à manutenção da região amazônica -, sendo que algumas estratégias serão adaptadas para a região que abrange 27,8 milhões de nordestinos.
Além do Fundo de Reconstrução, Jerônimo Rodrigues reforçou o debate sobre a caatinga e pleiteou uma presença significativa do Consórcio Nordeste na COP 28, com o objetivo de estender esse diálogo para uma abrangência internacional. O secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré Martins, também presente no encontro, salientou a importância da discussão acontecida em Brasília: “Incluir essa pauta da caatinga dentro das políticas do Ministério e pensar de que forma a gente vai conseguir manter o protagonismo do país na transição energética, em paralelo com o desenvolvimento desse fundo”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.