Escultura João de Obá. Foto: Divulgação.

O pai de santo de origem africana, João de Obá, que fundou o Bembé do Mercado em13 de maio de 1889, o maior ritual no Brasil do Candomblé de rua realizado há 134 anos em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, ganhou escultura em sua homenagem.

Instalada no Largo do Mercado, na região central, a obra passa a fazer parte do circuito turístico do município, com visitação gratuita. O monumento faz coro à resistência da população negra contra o racismo e o combate à intolerância religiosa no país, assim como defende a preservação da cultura e das tradições de matriz africana no Brasil.

A escultura foi produzida pela artista plástica soteropolitana Annia Rízia, mede 56 cm de altura e 40 cm de comprimento e foi confeccionada com resina revestida com pó de mármore e grafite, matérias-primas compatíveis com a manutenção da obra em espaço aberto.

O projeto é idealizado pelo Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), de Salvador, e realizado em parceria com a Associação Beneficente Bembé do Mercado, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) vinculado ao Governo da Bahia e a Prefeitura de Santo Amaro.

Annia Rízia. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.