Até o dia 25 de agosto, a 14ª Jornada de Dança da Bahia estará com inscrições abertas para três atividades artísticas. Nesta edição, bailarinos e professores de dança vão poder participar de eventos que abordam, dança, educação, coreografia e uma residência artística. As propostas devem ser enviadas pelo site oficial da jornada e o resultado dos(as) selecionados(das) para todas as atividades será divulgado no dia 2 de setembro.
Dentro da programação da Jornada, está o 10º Fórum de Educadores de Dança, que acontecerá entre 14 e 17 de novembro, em Salvador. O evento é destinado a proponentes maiores de 18 anos que atuem como professores, educadores ou estudantes de dança, e abrigará atividades de investigação, criação, qualificação e aperfeiçoamento profissional. A iniciativa busca promover um espaço com vocação à pesquisa de linguagem, à investigação do movimento, às práticas corporais, à troca de informações, à transmissão de saberes, à disseminação do conhecimento, ao trabalho em rede, à criação e à inovação.
Também integrando a Jornada, a Mostra INVEX – INVente Experimente visa mobilizar e fomentar processos de criação coreográfica, bem como investigar os modos e peculiaridades, as estratégias e os desafios da criação em dança. O evento será realizado no dia 16 de novembro, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. Podem ser inscritos trabalhos de jovens coreógrafos, professores e estudantes acima de 14 anos, podendo ser composições para solos, duos, trios ou grupos.
A terceira atividade será a Residência Artística com o bailarino Igor Meneses. Buscando realizar uma pesquisa sobre o luto coletivo e seu potencial político e catártico, seu trabalho terá o tema “Luto em Movimento: Resiliência, Memória e Identidade”. Junto com a dançarina malasiana Paula Pau, ele irá guiar um laboratório de investigação artística interdisciplinar, traçando paralelos entre o tema e as contradições da herança religiosa e espiritual no contexto histórico colonial da cidade de Salvador, na Bahia.
A residência acontecerá em duas etapas: a primeira contará com três encontros virtuais nos dias 05, 06 e 08 de novembro, das 18h às 19h; a segunda etapa será de 13 a 17 de novembro de 2024, na capital baiana, dentro da programação da 14ª Jornada de Dança da Bahia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify