O jornalista, escritor e professor Marcos Uzel, lançará o livro Teatro na Bahia: 80 críticas, em Salvador, no próximo dia 5 de julho, às 19h, no casarão da Aliança Francesa, localizado na Ladeira da Barra. Na obra, publicada pela editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), o olhar analítico do autor resgata a fase de ouro do teatro na Bahia, reunindo críticas de espetáculos que se destacaram na cena baiana nos anos 1990 e 2000.
A publicação reúne resenhas de peças como A bofetada, Ó paí, ó!, Oficina condensada, Merlin ou a terra deserta, Os cafajestes, Quem matou Maria Helena?, Cuida bem de mim, Noviças rebeldes, Divinas palavras, dentre tantas outras. Essas produções foram lançadas em uma época em que o teatro tinha o status de segunda expressão cultural mais popular da capital baiana, perdendo apenas para a axé music.
“É um documento de pesquisa para futuras gerações de estudiosos ou para atender ao interesse e à curiosidade de pessoas que gostam de teatro”, explica o autor Marcos Uzel, que foi testemunha desse capítulo da história das artes cênicas na Bahia, atuando como crítico teatral na imprensa baiana.
As críticas apresentadas no livro foram preservadas na íntegra ou adaptadas, a partir de textos de sua autoria publicados em jornais. Alguns desses textos ganharam um acréscimo de informações para dar mais embasamento, fluidez e valor de memória ao conteúdo que está sendo documentado. Há também críticas inéditas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.